sábado, 22 de agosto de 2009

As flores do inverno


Eu adoro flores. Elas são perfeitas quando delicadas ou exóticas. Perfumam e enfeitam qualquer ambiente. Tornam qualquer cenário mais bonito e encantam qualquer paisagem. Flores deveriam ser acessórios obrigatórios, ítens indispensáveis, cultivo indiscriminado. As pessoas deveriam prestar mais atenção às pequenas florzinhas e sorrir para elas.

Minha filha sofre com uma mãe que vive chamando sua atenção para as flores no caminho. As árvores ficam tão fantásticas quando carregadas de flores. Ipês amarelos são escandalosamente interessantes. Parecem irreais. Claro que tem sempre alguém que reclama daquelas pétalas caídas na calçada... mas são pedaços de um milagre da natureza. Não percebem isso?

Minha mãe adorava flores. Meu pai vivia filmando ou fotografando flores e jardins. Há um certo complô genético para que eu seja viciada em flores. Quase toda pintura minha tem que ser finalizada com pelo menos uma florzinha. Mas nada de coisas que tornem a natureza cafona. As flores são assim, elegantes mesmo murchas.

E roubo imagens de flores do orkut alheio. Minhas amigas já sabem. Não posso passar por um jardim virtual sem arrancar uma florzinha. Só uma ! E não arranco pela raiz, deixo as outras florescem em paz.

Ah, meu reino por um jardim. Só tenho vasinhos enfileirados na janela da área. Estão lindos, insistentes na exposição de suas florzinhas miúdas. Não tenho espaço para mais, mas acho que vou providenciar algum cantinho mágico nos vãos esquecidos do meu lar.

O mundo fica mais belo quando florido. E não há inverno que resista a um belo ramo de flores. E pensar que há pessoas que não gostam de receber flores... Por quê? Acham um presente inútil, que não dura. Ah, como podem chamar a beleza e delicadeza de inúteis? Elas são o que são e não enganam ninguém.

Que venha a primavera e traga mais flores ao nosso cotidiano. E joaninhas, tão fofas, tão agradecidas pelas pétalas amigas. Adoro tudo isso.

4 comentários:

Unknown disse...

O que seria do nosso mundo sem a magia das plantas, vindas de nossa mãe linda: a terra. As flores... são mágicas! É só sentir o perfume, olhar suas flores e viajamos. Há energia, magia.

Se vc for à casa de alguém que n possua um quadro na parede ou uma planta, desconfie. Imagine: se a pessoa tem preguiça de regar uma plantinha, tão grata e singela, será que "regará" uma amizade?

Sandra Datti disse...

"Meu reino por um jardim..."

Olá, Claudia

Estamos tão ancorados à rotina dos minutos que nossa sensibilidade vai se esvaindo sem que percebamos.
Às vezes, textos sensíveis, tão ricos em imagens e conteúdo restauram-nos a comunicação entre a carranca que projetamos para vivenciarmos o dia a dia e nosso íntimo adormecido.
__ Acordem!- dizem as palavras astutas - vocês precisam acordar seus humanos adormecidos!
Pois, é Claudinha... Nada como pousar os olhinhos cansados numa fonte que brota da terra do coração. Seu texto é leve, singelo, profundo.
Gosto de flores. Gosto de jardins. Dos bichinhos que enchem a Carol de curiosidade e alegria. Para meu deleite, descobri cá com meus botões que não é preciso ser feliz através da minha pequena.
Sensibilidade é um portal que precisa ser aberto para que nossa alma possa tomar um pouco de ar...
Lindo jardim de palavras...
Parabéns! Salut!
Beijokas,
Sandra & Carolzinha

Suyang disse...

Clau......nao creio! acabei de voltar da feirinha semanal, onde compro minhas flores e estava pensando na importancia delas na minha vida! Hoje, por exemplo resolvi encher a casa, de flores brancas!
Rosas num vaso medio e arranjinhos mini de fresias e gerberas, em bulezinhos, canecas, vasinhos pequenos.....Um verdadeiro espetaculo pros olhos e pra alma.
Texto maravilhoso o seu! foi o primeiro que li, e ja me apaixonei!
Parabens amiga!
vc eh muito especial...uma "flor" nas nossas vidas!
beijo
Suloka (*rsrs*)

Unknown disse...

Sofri bastante, principalmente na gravidez da gigi, sempre ouvindo vc falar, olha florzinhaa ali!!
Muito bonito o seu texto fernandinha!
Flor é umas das magias da natureza, hehe.

Beijinhos.