sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SAUDADES ANTECIPADAS

Bateu um vento gelado. Uma sensação estranha e ao mesmo tempo tão conhecida por ela. Quase uma visão, um presságio incompleto. Fechou os olhos na esperança de não ver nada, nada mais.
O tempo sempre a desafiava com suas pausas e longas esperas. Hoje não. Hoje, ele havia resolvido empurrá-la para fora do compasso. Estava com pressa, mais pressa ainda do que ela, como se isso fosse, de fato, possível. No entanto, ele a apressava, como se admitisse que o curso do rio estivesse lento demais.
Amanhã era tempo demais e surgia como um espelho de linhas turvas. Não havia resposta ainda do lado de lá. Havia somente um eco, repetindo um a um os seus anseios. Ela temia se aproximar demais e cortar suas esperanças no vidro frio. Existia uma verdade ali que a assustava. Como se tudo o que fosse viver no amanhã estivesse condensado em um sorriso. O sorriso dele. E não o dela. Não desta vez. Os olhos refletidos eram de outra cor e nunca foram dela.
Encostou a mão com cuidado na superfície do espelho. Quase na moldura, na margem dos seus maiores temores. Sentiu frio, calor, desejo e fúria. Tudo ao mesmo tempo porque a tempestade se aproximava. Ela sabia que não havia fuga possível. Aconteceria. Hoje, amanhã, dali dois dias. Por um dia, talvez um mês, até a perdição. Não, não era uma maldição, nem praga, nem delírio. Era apenas a vida se desenvolvendo, tomando vulto no espaço que lhe competia. E ela preferiu lhe dar ouvidos desta vez.
Abriu um sorriso tímido e acariciou com ternura sua imagem refletida. Tinha muito o que viver, muito o que amar, que fosse ele, que fosse o mar e as ondas arrebentando no seu destino. Lamentava somente não ter mais forças para combater o que viria no final. Sim, cavaria um mundo e encontraria saudades, espalhadas, emaranhadas nas suas emoções. Quanto mais fundo fosse, mais sentiria a falta, mais se alastraria a ausência. Estava tudo ali, no amanhã, no dia seguinte que lhe encarava de frente. O Amanhã não tem medo. Só saudades.


Nenhum comentário: